Arte Indigena
border=0
 
   Arquivos

27/03/2005 a 02/04/2005
20/03/2005 a 26/03/2005
 
border=0
   Categorias

 Todas as mensagens
 Link
border=0
Outros sites

 Blog do EJA da EM João Costa
 Escola Municipal João Costa


Votação
Dê uma nota para meu blog



border=0
 


Máscaras


As mascaras sempre tiveram grande significação ao longo dos tempos em diferentes culturas. Portanto torna-se relevantes os estudos sobre as mesmas, para que os educandos tenham conhecimento desta importância.

Podemos dizer que elas fazem parte de uma identidade cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, caracterizada por costumes, crenças, etc. Igual á uma lente, por meio da qual o homem vê o mundo.

Homens de culturas diferentes usam lentes diversas, e, portanto tem visões desencontradas das cosias. Por exemplo, para o homem de hoje, as mascará fazem parte de acessórios, utilizados para diversas ocasiões, como bailes, teatros, entre outros. A visão que um índio brasileiro ou africano tem deste mesmo artefato é totalmente diversa; para eles eram objetos sagrados que traziam a força vital de um espírito ancestral ou da natureza, tinham o poder de curar doenças e de ferir inimigos. Usadas em celebrações rituais que incluíam complexos ritmos musicais, danças e trajes especiais.

Para saber mais e visualizar as imagens visite este site do MUSEU VIRTUAL, estes conhecimentos somarão ao seu cognitivo.

Profª de Artes: Lisiane Nardes
Escola Municipal João Cosa


Escrito por Rosana e Lisiane às 11h37
[   ] [ envie esta mensagem ]






[ ver mensagens anteriores ]
border=0